terça-feira, 1 de abril de 2008

Vãmente....

"Vãmente refere-se ao sujeito; em vão refere-se ao objeto; inutilmente é sem utilidade para ninguém. Trabalhou-se vãmente quando não houve resultado, de modo que se perdeu o tempo e o esforço: trabalhou-se em vão quando não se atingiu o objetivo a que se propunha, por causa do defeito do trabalho. Se não consigo dar conta de minha tarefa, trabalho vãmente, perco inutilmente meu tempo e meu esforço. Se minha tarefa realizada não tem o efeito que eu esperava, se não atingi meu objetivo, trabalhei em vão; isto é, fiz uma coisa inútil... Também se costuma dizer que alguém trabalhou vãmente quando não foi recompensado por seu trabalho, ou quando esse trabalho não foi reconhecido; porque nesse caso o trabalhor perdeu seu tempo e seu esforço, sem prejulgar de modo algum o valor de seu trabalho, que pode aliás ser ótimo"

DEBORD, Guy. Comentários sobre a sociedade do espetáculo, trad. Estela dos Santos Abreu, Rio de Janeiro: Contraponto, p. 237.

Nenhum comentário: